Foi Albert Einstein que uma vez falou: “Criatividade é a inteligência se divertindo”. Nós, seres habitantes da Terra, da espécie homo sapiens, todos, fomos agraciados com essa coisa que se chama inteligência.
Alguém disse uma vez: “O artista não precisa de inspiração, o artista precisa de transpiração”. Essa frase deveria se tornar um mantra para tudo na vida. Seja você artista, escoteiro, dono de casa, lavador de carro; precisa suar para conseguir evoluir naquilo que se propõe a fazer. “É a repetição que leva à perfeição.” A criatividade é também, uma habilidade que há de ser treinada, a criatividade é uma habilidade do suor, mesmo.
Quando você acha respostas para perguntas difíceis ou problemas (aparentemente) sem solução, está sendo criativo. (Diz a lenda que todas as vezes que alguém diz: “Eureka !! Está aqui a solução!” Arquimedes e a deusa da criatividade batem mil palmas de alegria.)
Quando você percebe o mundo ou percebe “seu mundo”, o transforma, e facilita a sua vida ou do outro, você está sendo criativo.
Podemos pensar a criatividade como um tempero de tudo e em tudo. E mesmo que não saiba, você tem sido o mestre cuca da sua vida. Cabe a você decidir quanto mais de açúcar ou sal pode colocar em tudo. Cabe a você aprender cada dia mais como essa habilidade pode fazer parte consciente das suas vivências.